moeda suíça
Genebra Lucerna Suíça Zurique

Câmbio na Suíça: saiba qual moeda levar

Apesar da Suíça estar no continente europeu, o país não adotou o Euro como sua moeda oficial. A moeda suíça é o Franco suíço, utilizada em todo país e também em Liechtenstein, pequeno país vizinho. O câmbio na Suíça é realizado de forma bem fácil, muitas vezes sem necessidade da troca do dinheiro, como explico a seguir.

Qual a moeda suíça?

O Franco suíço (CHF) é o resultado da união monetária entre os cantões suíços datada de 1850, substituindo cada uma das moedas cantonais e regionais. É uma moeda forte e estável, bem cotada em comparação ao Dólar americano e o Euro.

Estão em circulação atualmente cédulas coloridas de 10, 20, 50 e 100 CHF e menos frequente as de 200 e 1000 CHF. Em moedas, circulam as de 5, 2, 1 CHF e de 5, 10, 20 e 50 centavos, esta última representada pela inscrição de 1/2 Fr. Apesar de manter o Franco suíço como moeda suíça oficial, em todas as cidades da Suíça que visitei o Euro é muito bem aceito. As lojas inclusive já fazem uma conversão automática dando valores em francos e euros, uma vez que atualmente as moedas regulam nos valores (1 euro equivale a 1,09 CHF).

Qual moeda levar?

De qualquer forma, levei para a viagem apenas Euro e troquei um mínimo (200 euros) no aeroporto até chegar no hotel. Como ao pagar em euro, o troco é sempre dado em francos suíços, o que eu fazia, por praticidade era pagar com notas maiores (100 e 50 euros), recebendo assim o troco em francos, que usava posteriormente nas outras compras. A cotação nesse caso, pode não ser tão vantajosa quanto a trocar em casas de câmbio, mas evita essa burocracia.

Em cidades menores o Euro também foi bem aceito, o que me poupou fazer troca de dinheiro nas casas de câmbio na Suíça. Até mesmo em supermercados, consegui pagar em euros, porém em quiosques e lojas menores, usava mais os francos que recebia de troco. Caso sua opção seja por levar dólar americano, aí será necessário fazer a troca em casas de câmbio, bancos ou nos hotéis em que se hospedar.

Faça reserva do seu hotel na Suíça por aqui e sem pagar nada a mais por isso, ajude o Panorama de Viagem a se manter atualizado com dicas como essa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *