Santiago

Aproveite o Parque das Esculturas em Santiago

O Parque de las Esculturas é um museu ao ar livre em Santiago, no bairro da Providencia, às margens do rio Mapocho. O museu é reconhecido pelo Council of Museums cuja sede fica em Paris e exibe uma mostra permanente de mais de quase 40 esculturas espalhadas pelo espaço de 21.000 m² feitas por diversos escultores chilenos.

Após uma grande inundação do rio Mapocho em 1982, alguns artistas e a população do bairro da Providencia se juntaram para fundar um espaço público de recreação cultural. O parque museu é o único do tipo na América Latina e foi inaugurado em dezembro de 1986, projetado pelo arquiteto Germán Bannen e pelo paisagista Jorge Oyarzún para exibir obras de artistas chilenos contemporâneos. Existe uma placa indicando a localização de cada escultura, mas o mais divertido é percorrer ele todo e se surpreender com os diversos tipos de esculturas.

A primeira obra a ser exposta no parque foi Pachamama de Marta Colvin em uma homenagem à mãe terra, seguido da obra de Sergio Castillo, Erupción. Depois muitas outras obras foram expostas no parque.

O mais interessante é a possibilidade de interação dos visitantes com as obras e esculturas espalhadas no local. Quando fomos a Santiago em março de 2014, passamos algumas horas da manhã pelo parque e rendeu muitas fotos, como essas nos monumentos Vigías del Parque de Cecilia Campos, Image para el Bicentenario de Lily Garafulic e Recurso Humano de Fernanda Cerda.

Outras esculturas rendem boas fotos mas vale mais uma boa observação da obra e entender o porquê dos nomes dados a elas. Como é o caso de Percepción de Lisi Fox, Verde y viento de Osvaldo Peña e Vuelo I de Lúcia Waiser. A interação também acontece com as esculturas Semillas de Cristián Salineros, Toro Sentado de Pololo Valdés e Vivo Hasta el Fín de Zinnia Ramírez.

A natureza e o verde estão muito presentes no local, muitas árvores e áreas gramadas onde as pessoas fazem piqueniques e levam seus filhos para passear. Conheça algumas comidas e bebidas típicas do Chile para incluir no seu piquenique. Aliás, esse é um local ótimo para levar crianças quando estiver visitando Santiago.

Endereço: Av. Santa Maria, 2205 – entre as ruas Pedro de Valdivia e Nueva de Lyon

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

5 thoughts on “Aproveite o Parque das Esculturas em Santiago

  1. Fui pro Chile, me hospedei bem pertinho do parque e não o conheci! Não sei como deixei passar isso! Esculturas muito legais, gostei da dica.

  2. Excelente dica de aproveitar o Parque das Esculturas em Santiago. O parque é lindo e o passeio, uma delícia. Ainda tão bem localizado né? Não da para deixar de fora do roteiro mesmo. Adorei as fotos, parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *